6 dicas de harmonização com vinhos brancos

6 dicas de harmonização com vinhos brancos

Harmonização com vinhos brancos

Por ser leve e refrescante, o vinho branco é ideal para ser consumido em um país tropical como o Brasil. Ele deve ser servido em temperatura mais baixa que a do vinho tinto, geralmente entre 6º a 12º C.

Por conta dessas características, os vinhos brancos acompanham muito bem:

 

Queijos frescos

Tipos como Minas frescal, ricota, queijo coalho e muçarela de búfala combinam com vinhos brancos leves (Sauvignon Blanc, Vinho verde), que possuem aroma frutado e refrescante, mas com uma acidez mais elevada, para contrabalancear com a dos queijos.

 

Peixes e frutos do mar

Podem ser combinados tanto com vinhos brancos quanto com vinhos rosados. Por terem taninos praticamente inexistentes, os primeiros são mais indicados, para harmonizar com a delicadeza do peixe e também da sapidez que vai excelente com a acidez de ambos os tipos de vinho.

 

Massas e risotos

Irá depender dos ingredientes principais. Se forem a base de legumes, o ideal é harmonizar com vinhos brancos leves. Para frutos do mar e peixes, por exemplo, melhor brancos de médio corpo, como um branco do Douro ou da Toscana.

 

Aves

Carnes brancas ou leves (como frango ou peru), de sabores mais sutis, ficam ótimas acompanhadas de vinhos brancos mais encorpados e opulentos como chardonnay ou um ótimo rosé do novo mundo.

 

Sobremesas

Para frutas, pudins, cremes e sobremesa de sabores suaves e amanteigados, uma boa opção são os vinhos brancos de colheita tardia.

 

Pratos condimentados e de tempero forte

De sabores marcantes, combinam com vinhos expressivos. Pratos com curry, por exemplo, podem harmonizar com um Gewürztraminer, um dos vinhos brancos mais aromáticos do mundo.

 

Fechar Menu
×
×

Carrinho