A diversidade climática típica de um país continental e a criatividade do brasileiro, conhecido pela capacidade de reinventar tudo, levaram o país a alcançar uma vitivinicultura completamente original. A tradição europeia, trazida ao Brasil por milhares de imigrantes, aliada ao investimento em inovação, resultou em vinhos com personalidade única. Hoje o Rio Grande do Sul é o principal estado produtor, concentrando mais de 90% da produção de vinhos brasileiros. Cada região produtora desenvolveu sua especialidade, elaborando rótulos com cultura, tipicidade e sotaque próprios. Em comum, eles trazem o frescor de uma indústria jovem, formada por pequenos produtores, que fazem vinhos leves frutados e com presença moderada de álcool. Este estilo vem sendo descoberto e cada vez mais admirado mundo afora. É por isso que os vinhos brasileiros têm a cara do Brasil

Fonte Vinhos do Brasil

 

DICAS PARA O CONSUMO DO VINHO

 

A temperatura ideal

 

É recomendável servir o vinho na temperatura certa, para que se possa extrair todas as suas qualidades e atributos.

  • Vinhos tintos encorpados 16 a 18ºC
  • Vinhos tintos jovens com menor corpo 12 a 14ºC
  • Vinhos brancos secos maduros 1 a 14ºC
  • Vinhos brancos secos Leves 6 a 12ºC
  • Vinhos roses de modo geral 6 a 12 ºC
  • Vinhos doces brancos ou tintos 4 a 6ºC
  • Espumante Brut 6 a 12ºC
  • Espumantes Demi-sec 4 a 8ºC
  • Espumantes Moscatel 4 a 6ºC

# ou temperatura ambiente da adega

No caso dos vinhos tintos encorpados e com tempo de guarda, pode-se abrir a garrafa com algum tempo de antecedência, e (vertê-lo) passá-lo para outro recipiente (que pode ser um decanter) para que o vinho possa oxigenar e atingir a plenitude dos seus aromas.

Para os vinhos brancos e espumantes, deve-se conservar a garrafa em uma balde com gelo e água para manter a temperatura enquanto os vinhos forem consumidos.

 

Deguste este prazer

 

Degustar é perceber a plenitude de um vinho. É uma análise envolvendo quatro dos cinco sentidos: olfato, visão, tato e paladar, e também aspectos pessoais.

Cada pessoa tem gosto próprio, que pode ser aperfeiçoado com o intuito de aprender a obter do vinho o máximo de prazer que ele pode proporcionar.

Quando degustamos um vinho, buscamos perceber todas as sensações possíveis, extraindo dele suas características essenciais.

Dessa forma, descobrimos quais os vinhos que melhor se adaptam ao nosso paladar.

 

Combina com

 

É bastante simples combinar vinhos e alimentos. A principal dica a ser observada é que o vinho não deve ser mais forte que o prato, nem o prato mais forte que o vinho, para que haja harmonia entre os dois. No mais, basta respeitar o gosto e o paladar de cada um. Abaixo apresentamos algumas sugestões, observe:

Espumantes: geralmente combinam bem com qualquer prato salgado.

Vinhos brancos jovens: ideais para pratos leves, como carnes brancas grelhadas, saladas, caldos, queijos frescos e frutas frescas.

Vinhos brancos maduros ou tintos jovens: combinam bem com peixes assados, carne de aves e gado grelhada, massas com molho e semi duros.

Vinhos tintos encorpados, combinam com carnes de gado assadas, carnes de caça, massas com molhos fortes, queijos duros e pratos com tempero acentuado.

 

Cuidados com a conservação:

Para uma perfeita conservação dos vinhos siga algumas dicas:

– Mantenha as garrafas deitadas para manter a rolha umedecida;
– Guarde as garrafas em um local livre de trepidações, silencioso e bem ventilado;
– Evite a luminosidade e variações bruscas de temperatura;

Pronto: depois de ler essas dicas, você já tem um pouco mais de informações sobre vinhos. Assim você pode ter boas histórias e argumentos para contar durante um jantar ou naquele encontro entre amigos. E agora também já dá para conhecer um pouco melhor o vinho gaúcho.

Conhecer os produtos do nosso estado que são reconhecidos no exterior, as regiões da vitivinicultura e, dentro da sua preferência, descobrir qual o melhor vinho e a melhor ocasião para degustá-lo.

 

Suco 100% Uva

 

Uva e mais nada! No processo de fabricação somente uvas frescas são utilizadas, não há adição de água, sabores ou aromas artificiais. Além de delicioso e refrescante, o suco de uva 100% é ótimo para a saúde. Seus nutrientes fazem com que tenha alto poder antioxidante, tornando-o uma bebida benéfica para as pessoas de qualquer idade.

 

Benefícios para a saúde

 

Cérebro
-Redução de danos oxidativos em estruturas cerebrais, podendo reduzir o risco do aparecimento de doenças eurológicas como o Alzheimer
-Melhora cognitiva da memória
-Melhora na função neurocognitiva, ampliando atividade cerebral

 

Coração

-Prevenção de doenças cardiovasculares
-redução da pressão arterial
-Melhora na função endothelial e propriedades vasculares das artérias
– Redução nos níveis de colesterol total e LDL – colesterol, entretanto elevando os níveis de HDL – colesterol

 

Corpo todo

– Prevenção de danos causados pelos radicais livres, ajudando na prevenção do envelhecimento precoce
_ prevenção de danos oxidativos ao DNA, auxiliando na prevenção de doenças, como cancer
– Manutenção da condição corporal, auxiliando no bom funcionamento do organismo
– Aumento dos níveis de insulina e melhora na função de fluxo sangúineo capilar em triatletas.