Dica de Harmonização

Dica de Harmonização

Por ser de sabor marcante, picante, com leve acidez e aroma bastante forte, o gengibre é um ingrediente que dificulta bastante a combinação com vinhos. Se o prato tiver forte presença de gengibre, fuja dos tintos. Experimente um espumante brut, ou vinhos com as variedades brancas Gewürztraminer e Sauvignon Blanc que proporcionam um equilíbrio bom de aroma e sabor.

– Se o prato for preparado ou servido à base de shoyo, que tem forte teor de sal, prefira vinhos com alto nível de acidez, para quebrar o salgado do molho. O wasabi, por sua vez, eleva a sensação alcoólica do vinho, portanto equilibrar com um vinho com baixa graduação de álcool é uma boa dica. Nessa situação, escolha um vinho branco leve, adocicado e com baixo teor de álcool para acompanhar pratos com muito shoyo e o wasabi.

vinho

O sushis e sashimi, preparados com peixes de texturas mais leves, casam perfeitamente com espumantes jovens e sutis. A leveza e delicadeza dos espumantes refrescam e limpam o paladar – uma harmonia de sucesso com pratos à base de peixe cru.

– Os vinhos brancos mais encorpados combinam bem com pratos com mais cremosidades, ou preparados com frutos do mar com gosto mais acentuado como vieira, lula, camarão e lagosta, assim como peixes mais gordurosos.

– Se não quiser deixar os tintos de lado, experimente um Pinot Noir, ou mesmo um bom Rosé, com pratos quentes como Yakisoba e Yakitori.

O importante é não ter preconceito e se divertir experimentando novas combinações e descobrindo novos sabores. Você verá que o vinho tem muito a ver com a comida japonesa, e harmonizá-los pode se tornar uma experiência maravilhosa!

Fechar Menu
×
×

Carrinho