Culinária japonesa e vinho…

Imaginemos uma situação: você vai a bom restaurante japonês, faz o seu pedido e quando olha para a carta de bebidas para acompanhá-lo você se depara com várias opções de vinhos. E então o espanto inicial: “vinho para acompanhar sushi?”

Tradicionalmente, a culinária japonesa nunca foi associada a harmonizações com vinhos. O saquê é sempre a bebida mais pedida quando o assunto é comida oriental. Quando não apenas um suco ou água. Mas como em diversas gastronomias a combinação entre bebida e comida nunca apresenta uma resposta precisa que estabeleça uma regra definitiva, a relação entre o vinho e a culinária nipônica, se conduzida com um pouquinho de imaginação, pode revelar muitas boas surpresas.
vinho-sushi-dongiacomo

O tema certamente causa polêmica. É sabido que a diversidade dos temperos e molhos utilizados pelos japoneses pode dificultar na harmonização com o vinho: shoyu, vinagre de arroz, wasabi, gengibre, saquê, missô, etc, são ingredientes que têm de fato sabores característicos que causam medo na hora da combinação. Na maior parte das vezes, a utilização de elementos muito leves como peixes e vegetais, também pode acrescentar uma dúvida a mais no momento de decidir qual vinho tomar.

De modo geral, os vinhos brancos, rosés e espumantes são os mais indicados para acompanhar a comida japonesa, normalmente de preparo detalhista e sabores delicados. A dica principal é: quanto mais leve for a comida, mais leve deve ser o vinho, pois os sabores da comida devem ser acentuados, e não sobrepostos pela bebida; fazer esta adequação é essencial para a harmonização.

O vinho tinto também pode ser uma boa pedida, com algumas restrições apenas. Sabemos que a diversidade da comida japonesa é uma de suas características marcantes, e nem sempre o peixe cru será o prato principal. A intensidade do vinho, assim como sua cor e sabor pode ir aumentando de acordo com a intensidade de sabor do prato. Deve-se evitar, contudo, vinhos tintos que passam por barrica de carvalho, pois estes costumam pesar mais que o prato que o acompanha.

Para ajudar você a ter um resultado melhor na harmonização da bebida do deus Baco com a comida da terra do sol nascente, separamos algumas orientações bastante úteis.

Compartilhar:

veja mais dicas...

SOTAQUE BRASILEIRO

A diversidade climática típica de um país continental e a criatividade do brasileiro, conhecido pela capacidade de reinventar tudo, levaram

Veja mais