Saiba com quais vinhos e espumantes se refrescar

Com dicas de sommelier, o Correio indica as bebidas perfeitas para experimentar durante o horário de verão.

Os amantes de vinho podem comemorar o horário de verão em grande estilo. O período, que resulta em uma horinha a mais de luz no fim de tarde, pode ser muito bem aproveitado ao lado de uma bela garrafa de vinho, se possível, acompanhado de bons amigos e de uma boa conversa. Para ajudar na seleção dos rótulos, o sommelier e professor da Associação Brasileira de Sommeliers do Distrito Federal, Sérgio Pires, dá algumas dicas.

A primeira é: o vinho tem que ser refrescante, matar a sede. “Não se pode escolher um vinho com muito tanino ou um teor alcoólico elevado”, explica o professor, que, para quem ainda engatinha nos estudos do vinho, sugere um certeiro espumante.

“O espumante é um coringa na harmonização. Ele possui acidez e carbonatação, duas características de bebidas refrescantes”, ressalta e complementa: “Outra característica bem-vinda são os aromas e sabores mais cítricos”. A respeito da harmonização, no caso do espumante, o sommelier explica que o gás presente no espumante limpa a boca.

Assim como o espumante, os vinhos brancos são bebidas comuns de se encontrar em horários mais quentes e dias mais secos. “Um cuidado na hora de escolher um vinho branco é que ele não passe por madeira nem tenha o teor alcoólico elevado”, afirma. Outra característica que Sérgio aponta é a acidez, que nas bebidas escolhidas deve ser elevada, ao contrário do açúcar, que não deve possuir um teor alto.